PSICOSE E SAÚDE MENTAL

  • Coordenação:  José Marcos de Moura e Paula Borsoi
  • Grupo de trabalho: Gisela S de Moura, Maria Antunes Tavares, Suely Azevedo
  • Periodicidade e horário: Terças-Feiras as 19h30 (2° e 4° terças-feiras)
  • Início: 12 de março de 2024

O Núcleo de Pesquisa “ Psicose e Saúde Mental” tem como proposta para o próximo ano a seguinte orientação.:

Logo na retomada vamos interromper momentaneamente, a leitura do livro “ LUTO, MANIA E MELANCOLIA NA PRATICA ANALITICA” de Nieves Soria, nossa colega da EOL/AMP.

Vamos nos preparar, para o próximo momento deste livro que é o estudo dos casos clínicos quando poderemos aplicar o que estudamos até agora tanto na construção do caso clinico, como no manejo da transferência, na identificação de como opera a castração ou opera ausência da castração. Verificaremos no acompanhamento dos casos como operam os três tempos lacanianos (Tempo de ver, Tempo de compreender e Momento de concluir). E também como o sujeito opera com objeto a,’ seja como objeto negativado, retirado do mundo ou como o impossível de negativisar, objeto terrível, “ presença indestrutível do pai da orda no mundo”.

Então, interrompendo mas acrescentando um suplemento neste percurso, de tal forma que Imediatamente vamos nos debruçar sobre o sintagma de Lacan “todo mundo e louco, ou seja delirante” e suas articulações com a clínica das psicoses hoje. Nos unindo ao formidável fluxo de trabalho de nossas Escolas hoje em direção ao nova Congresso da AMP que acontecerá em fevereiro. Vamos nos servir do rico material de trabalho para o Congresso da AMP que está sendo produzido através das suas Escolas e também da conferencia de Eric Laurent proferiu nas Jornadas da seção Minas Gerais sobre o que há de novo nas psicoses ainda…

Retomaremos em 12 de março. Venha se unir a nós nesta orientação desejante e decidida de transformar uma perda em uma falta.

Aguardamos todos lá.

X