PSICOSE E SAÚDE MENTAL

  • Coordenação: José Marcos de Moura e Paula Borsoi
  • Periodicidade e horário: Terças Feiras as 19:30 (2° e 4° terças feiras)
  • Início: 22 de março de 2022

Melancolia, Mania e Luto na Prática Analítica

“…solo el melancolico testimonia com su asombrosa lucidez, la vida es perdida, y por ello duele”

Este ano continuaremos nossa pesquisa sobre o corpo em psicanálise lacaniana, aquilo que o sujeito acredita ter. Seguiremos estudando o corpo como o resultado da amarração dos três registros Real, Simbólico e Imaginário.

Seguiremos nos interrogando: como é o estatuto do corpo na psicose? Quais os resultados da foraclusão na constituição do corpo? Quais são os efeitos de phi zero no falasser?

Para desenvolver estas questões e introduzir algumas outras no trabalho deste ano, vamos recorrer ao seminário de Nieves Soria na EOL em 2015, “Duelo, Melancolia Y Mania Em La Practica Analitica”.

Este trabalho de uma envergadura que vai do trabalho extraordinário de Freud “Luto e Melancolia”, onde Freud utiliza o conceito de melancolia para pensar o luto, ao ultimíssimo Lacan. Vamos usar este livro como texto base e recorremos a outros textos citados na bibliografia utilizada pela autora.

Cada vez mais nossa clínica cotidiana é atravessada por sujeitos melancólicos ou maníacos.

Como lembra Ines Sotelo, nestes nossos tempos a queda do nome do Pai conduz a melancolização ou seu contrário, a busca maníaca de objetos que sustentem aquilo que parece desmoronar.

Este seminário é eminentemente clinico, a autora estuda vários casos clínicos que ilustram o desenvolvimento do seu trabalho de pesquisa. Tarefa esta, que o Núcleo de Pesquisa Em Psicose e Saúde Mental, também se propõe a fazer.

Teremos oportunidade de estudar os nossos casos clínicos, os casos clínicos nos quais trabalham os participantes do núcleo de pesquisas na sua clínica diária, que contemplem o diagnóstico melancolia ou mania que nos permitirão exercitar e debater a aplicação dos conceitos que estamos pesquisando. Estão todos convidados, um a um, a juntar-se a nós nessa tarefa, venham…

Referências bibliográficas:
Freud, S. (1917 [1915]). “Luto e melancolia” in: Obras Completas vol. XIV ,Ed Imago
Nieves, S. “Duelo, Melancolia, Mania en la Pratica Analitica, Ed del Bucle, BA ,2017
X