Curso Primeiras Lições

CURSO PRIMEIRAS LIÇÕES

2021 – PRIMEIRAS LIÇÕES DE PSICANÁLISE – 1ºSEM

Sintoma e Fantasia

  • Coordenação: Ana Tereza Groisman (AMP/EBP) e Angela C. Bernardes (AMP/EBP)
  • Datas: 13/03, 27/03, 10/04, 24/04, 08/05, 22/05, 05/06, 19/06
  •  (As datas em vermelho serão presenciais. As demais serão via Zoom.)
  • Horário: Quartas-feiras às 17:30 – 19:00 h (frequência quinzenal).
  • Inscrições: Enviar e-mail para Rosane (icprio@icprio.com.br ) com o comprovante do pagamento feito por PIX na chave: 05.420.670/0001-80
  • Valor: R$250,00 (em duas parcelas de R$125,00)
  • Vagas limitadas.
  • Os alunos do Ciclo Fundamental estão isentos de pagamento, mas precisam enviar e-mail solicitando sua inscrição para Rosane (icprio@icprio.com.br)

Nos primórdios da psicanálise, como se sabe, está o tratamento da histeria pela evocação da lembrança do evento traumático na origem do sintoma. A constatação de que tais eventos nem sempre ocorreram de fato foi decisiva para o nascimento da psicanálise. O fato de que as cenas sejam fantasiadas conduz Freud a considerar a “realidade psíquica” ao lado da realidade material. “Eu vi assim se apresentar diante de mim a vida sexual da criança em toda sua amplitude”, lembra Freud em 1914 em sua “História do movimento psicanalítico”.

No curso “Sintoma e Fantasia”, faremos um percurso partindo de um momento inaugural, onde Freud articula os dois conceitos, em direção ao que Lacan localizou como paradigma da fantasia em Freud. Buscaremos nas referências clínicas de Freud, Lacan e outros autores do Campo Freudiano, textos de apoio que nos auxiliarão na distinção e articulação dos conceitos que fundamentam o início da psicanálise e sua práxis até os dias de hoje. De que maneira cena traumática, fantasia, sexualidade e sintoma se encadeiam na clínica da neurose, é a pergunta que orientará nosso trabalho ao longo do semestre.

Roteiro de leitura em Freud:

  1. O caso Emma apresentado no “Projeto para uma psicologia científica.” (Freud 1895. ESB. Volume I)
  2. “Os caminhos da formação dos sintomas” (Freud 1916-17. ESB. Volume XVI)
  3. “Bate-se em uma criança” (Freud 1919. ESB. Volume XIX)
Referências bibliográficas:
Lacan, J. (1957- 1958) “A fantasia para além do princípio do prazer”. Em: O Seminário, Livro 5: As formações do inconsciente. Aula XIII. Rio de Janeiro: JZE. 1999.
Lacan, J. (1958-1959) “A Fantasia Fundamental” In: O Seminário, Livro 6, O desejo e sua interpretação. Aula XX. Rio de Janeiro: JZE. 2016.
Miller, J.-A. “Seminário sobre os caminhos da formação dos sintomas”. Em: Opção Lacaniana n 60, São Paulo: Edições Eólia. 2011.
Miller, J.-A. “Duas dimensões clínicas: Sintoma e Fantasia”. Em: Percurso de Lacan: uma introdução. Rio de Janeiro: JZE. 1999.

2023 – PRIMEIRAS LIÇÕES DE PSICANÁLISE – 2ºSEM

Os escritos técnicos de Freud

  • Coordenação: Angela C. Bernardes e Maria Silvia G. F. Hanna.
  • Datas: 09/08, 16/08 e 23/8, 30/08, 06/09, 13/09, 20/09, 27/09. (8 aulas).
  • Horário: quartas feiras, 17h30 às 19h00.
  • As datas marcadas em vermelho serão presenciais.
  • Inscrições: Enviar e-mail para Rosane (icprio@icprio.com.br ) com o comprovante do pagamento feito por PIX na chave: 05.420.670/0001-80.
  • Valor: R$240,00 ou duas parcelas de R$120,00.
  • Vagas Limitadas.
  • Obs. Os alunos do Ciclo Fundamental estão isentos de pagamento mas precisam enviar email solicitando sua inscrição para Rosane (icprio@icprio.com.br).

Propomos uma leitura dos escritos técnicos de Freud que datam de 1904 a 1919 a partir da pergunta que J. Lacan apresenta no Seminário livro 1: O que fazemos quando fazemos análise?

Essa pergunta permitirá elaborar o tema em duas vertentes: quando realizamos uma análise e quando conduzimos uma análise.

Para encaminhar a questão delimitamos alguns tópicos que serão articulados durante as aulas:

  • O início de uma análise e o estabelecimento da transferência.
  • A regra da associação livre e a atenção flutuante.
  • História, reconstrução e repetição.
  • A perlaboração e o manejo da transferência.
Referências bibliográficas:
Freud, S. Fundamentos da clínica psicanalítica, Obras incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
Lacan, J. O seminário livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

2023 – PRIMEIRAS LIÇÕES DE PSICANÁLISE – 1ºSEM

O conceito da transferência na psicanálise

  • Coordenação: Paula Legey e Maria Silvia Garcia Fernandez Hanna.
  • Datas: 9/3, 16/3, 23/3, 30/3, 6/4, 13/4, 20/4, 27/4.
  • Horário: Quintas-feiras, das 19:00 às 21:00h.
  • Inscrições: icprio@icprio.com.br
  • Valor: 2 parcelas de R$120,00.

Os alunos do Ciclo Fundamental estão isentos do pagamento, mas é necessário se inscrever, enviando e-mail para Rosane: icprio@icprio.com.br

As datas marcadas em vermelho serão presenciais. As datas em preto serão via zoom.

A transferência está no início da experiência analítica, sendo uma condição para que ela aconteça. Lacan localizou a transferência como um conceito fundamental da psicanálise, ao lado dos conceitos de inconsciente, pulsão e repetição. Abordaremos a transferência desde seu surgimento nas elaborações de S. Freud apresentando as pontuações realizadas por J. Lacan ao longo de seu ensino a partir dos três registros, real, simbólico e imaginário.

Tópicos: 1. A transferência no início da psicanálise. 2. Transferência, repetição e resistência. 3. Sujeito suposto saber e transferência. 4. Além do princípio do prazer: a transferência em questão. 5. A transferência e o inconsciente real. 6. Posição do analista na transferência. 7. A transferência na psicose. 8. A transferência hoje.

Referências bibliográficas:
Freud, S. A dinâmica da transferência (1912). Obras completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, vol. XII. Rio de Janeiro, Imago: 1996.
Freud, S. Observações sobre o amor transferencial (1915). Obras completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, vol. XII. Rio de Janeiro, Imago: 1996.
Freud, S. Conferências introdutórias sobre psicanálise (1916-1917). Obras completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, vols. XV e XVI. Rio de Janeiro, Imago. 1996.
Lacan. J. O seminário, livro 8: a transferência (1960-1961). Rio de Janeiro, Zahar, 2010.
Lacan, J. (1964) O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar, 2008.
Lacan. J. (1972-1973) O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro, Zahar, 2008.

2022 – PRIMEIRAS LIÇÕES 2º Sem

Os sonhos entre o desejo de dormir e o impossível de despertar

  • Coordenação: Paula Legey e Vinicius Darriba
  • Datas: 4/8; 11/8; 18/8; 25/8; 1/9; 8/9; 15/9; 22/9.
  • Horário: Quintas-feiras, das 19:00 às 21:00h.
  • As datas marcadas em vermelho serão presenciais. As outras datas serão via plataforma zoom.
  • Inscrições: enviar e-mail para Rosane icprio@icprio.com.br
  • Valor: 2 parcelas de R$100,00
  • Vagas Limitadas.
Obs. Os alunos do Ciclo Fundamental são isentos do pagamento, mas precisam enviar para Rosane, icprio@icprio.com.br um e-mail para realizar sua inscrição.

O curso propõe uma aproximação à articulação freudiana do desejo inconsciente a partir do texto de “A interpretação dos sonhos”, mais especificamente o capítulo VII desse livro, que traz contribuições importantes sobre a função dos sonhos. Pretendemos investigar a resposta de Lacan à hipótese freudiana do inconsciente através de alguns elementos de seu ensino que nos aproximam do real em ato na cena onírica.

Programa:

  • Aula 1: Introdução: O sonho como realização de desejo
  • Aula 2: O umbigo dos sonhos e a trama dos pensamentos oníricos
  • Aula 3:  O aparelho psíquico: uma outra cena
  • Aula 4:  A memória como traço
  • Aula 5: Das Ding:  em torno da experiência de satisfação
  • Aula 6: “Pai, não vês que estou queimando?”: o fogo no real
  • Aula 7: Os sonhos de angústia
  • Aula 8: Encerramento: a função do sonho entre sono e despertar
Referências bibliográficas:
FREUD. S. (1900) Interpretação dos Sonhos. Em: Obras Completas. Imago Editor. Rio de Janeiro. 1976.
FREUD, S. (1925) Uma nota sobre o bloco mágico. Em: Obras Completas. Imago Editor. Rio de Janeiro. 1976.
FREUD, S. (1920) Além do princípio do prazer. Em: Obras Completas. Imago Editor. Rio de Janeiro. 1976.
LACAN, J. O seminário: livro 7. A ética da psicanálise.  Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1991. Capítulos III, IV e V.
LACAN, J. O seminário: livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1990. Capítulo V.

2022 – PRIMEIRAS LIÇÕES 1º Sem

  • Coordenação: Isabel do Rêgo Barros Duarte e Vinicius Darriba
  • Datas:  17/3; 24/3; 7/4; 28/4; 5/5; 12/5; 19/5, 26/5.
  • Horário: 19:00 h às 21:00 h
  • Valor: R$200,00 (duas parcelas de R$100)
  • Os encontros marcados em vermelho serão presenciais na sede da EBPRio.
    Os outros serão via plataforma Zoom.
  • Para se inscrever no curso enviar email para Rosane no icprj@icprj.com.br
    Obs. Os alunos do Ciclo fundamental estão isentos do pagamento, mas precisam se inscrever enviando um e-mail para o icprj@icprj.com.br

Ao longo das aulas, abordaremos como a hipótese do inconsciente de Freud pretendeu tornar inteligível a lógica e possibilitar o manejo na clínica do que veio a, consequentemente, ser designado como suas formações. Além disso, apresentaremos a leitura de Lacan do inconsciente freudiano através do significante – leitura orientada pela definição do inconsciente estruturado como uma linguagem – e suas consequências para a clínica psicanalítica. Por fim, pretendemos incluir nessa apresentação inicial do inconsciente também seu encontro com a dimensão pulsional, que lhe é êxtima na experiência da psicanálise.

Referências bibliográficas:
FREUD, S.  (1900) “Interpretação dos Sonhos”. Em: Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago Ed. 1969. Vol. IV e V.
FREUD, S. (1910) “A psicopatologia da vida cotidiana”. Em: Obras completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago Ed. 1969. Vol. VI.
FREUD, S.  (1915) “O chiste e sua relação com o inconsciente”. Em: Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago Ed. 1969. Vol. VIII.
FREUD, S. (1910[1909]) “Cinco lições de psicanálise”. Em: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago Ed.1969. Vol. XI.
LACAN, J. O seminário: livro 5: As formações do inconsciente: Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 1999.
LACAN, J. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008.

2021 – PRIMEIRAS LIÇÕES DE PSICANÁLISE – 2º Sem.

  • Coordenação: Isabel do Rêgo Barros Duarte e Glória Maron
  • Horário: 19h às 21h
  • Data de início: 09 de setembro
  • Frequência: Semanal.
  • Total de aulas: 8

Para este curso, que se propõe a apresentar Primeiras Lições em Psicanálise, tomaremos como referência um escrito que constitui um marco importante no ensino de Lacan – atravessado pela prevalência do simbólico – e que conserva a sua importância e atualidade para a orientação da prática do analista.

Nesse texto, Lacan retorna a Freud para abordar conceitos fundamentais da psicanálise tendo como referência a linguagem, além de convocar o analista a não negligenciar o recurso de que a psicanálise dispõe: a fala do paciente.
No curso, pretendemos revisitar temas como: o inconsciente estruturado como linguagem, o inconsciente como discurso do Outro, interpretação, transferência e a sessão analítica.

Referência Bibliográfica:
Lacan, J. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. Em: Escritos. Zahar: Rio de Janeiro. 1998. Pg. 238-324
Bibliografia suplementar será apresentada com o programa na primeira aula

2020 – CURSO PRIMEIRAS LIÇÕES
DE PSICANÁLISE 

A MULHER E O FEMININO

“A mulher não existe”

TEMPO LÓGICO

“A posteriori, sessões curtas”

3º encontro – Tempo lógico

DINHEIRO

“Ricos não se analisam”

“Pobres não se analisam”

X