DO ICP

Como em anos anteriores, gostaria de abrir esta agenda dando as boas-vindas à nova turma do ICP- 2024. Desejo-lhes um percurso instigante, vivo, e de muitas e relevantes experiências em seu trabalho de formação, que se instala neste momento, mas perdurará ao longo de suas relações com a psicanálise. Dou também as boas-vindas a todos os nossos alunos que já frequentam o ICP-RJ, assim como a todos os participantes dos Núcleos e Unidade de Pesquisa, a nossos professores e professoras, coordenadores e coordenadoras de Núcleos, funcionários e funcionárias e às minhas colegas de Diretoria, Angela Bernardes, Isabel do Rêgo Barros Duarte, Maria Silvia G. F. Hanna e Paula Legey. Gostaria de saudar aqui, também, o Conselho do ICP-RJ cuja parceria tem sido sempre profícua e afetuosa. O faço através de nossa Secretária de Conselho, Andrea Vilanova, estendendo aos demais participantes do Conselho do ICP-RJ.

Este ano, a Escola Brasileira de Psicanálise trabalhará em torno do tema “Corpos aprisionados pelo Discurso”. Por essa razão, teremos o prazer de receber nosso colega, diretor da Seção São Paulo da EBP e futuro Diretor do Encontro Brasileiro, Niraldo de Oliveira Santos, que dará a aula inaugural do ICP no dia 6 de março, às 19h, de modo híbrido.  Será uma excelente oportunidade para nos aproximarmos desse tema que abre importantes questões clínicas sobre a relação dos sujeitos e seus corpos na contemporaneidade.

Anunciamos também que o projeto lançado em 2023 das “Conferências sobre as referências lacanianas” seguirá em 2024. Agora, os convidados conferencistas construirão suas apresentações a partir de uma frase ou aforisma lacaniano e seus desdobramentos.

Também como proposto por esta diretoria, daremos sequência a uma extensão do curso com duração de um semestre. Nesse período, além da construção dos trabalhos de conclusão que serão apresentados numa Jornada de Encerramento da Turma 2021 (dia 29 de junho), acontecerá um trabalho de transição entre a formação no ICP-RJ para o seguimento dessa formação na EBP-RJ.

A novidade deste ano é que seguimos planejando um espaço de clínica do ICP-RJ. No momento estamos em fase de uma organização, especialmente política e epistêmica, deste trabalho. Em breve traremos mais notícias.

Desejamos, mais uma vez, que este ano seja frutífero, e que dê muitas oportunidades para que, cada um ou uma dos que aqui buscam sustentar sua formação, tenham a possibilidade de um aprendizado verdadeiro, aquele com o qual entramos com nosso desejo e nossa implicação mais singular, para extrair dele a possibilidade de uma prática cada vez e sempre mais relevante para a época. Única forma de sustentarmos a psicanálise viva no mundo!

Bom trabalho e feliz ano a todas e todos!

Marcia Zucchi
Diretora Geral do ICP-RJ
X