O ICP

Começar de novo

Em geral os reinícios são recobertos de expectativas e temores. Não seria diferente na relação entre o ICP-RJ e seus participantes. Cada um, na sua posição, não espera (a psicanálise é pouco afeita à esperança), mas aposta no novo, ainda que este advenha da repetição, sempre faltosa no nosso caso, de um ensino que não se completa ou totaliza. Mas creio que todos desejam que os encontros se dêem, que a transmissão se faça, e que assim a formação possa ser continuada. Para isso a Direção do ICP-RJ, suas Coordenações, suas Comissões, nossa secretária e nossa bibliotecária, têm trabalhado ativamente.

Como já anunciamos no último Boletim Letrear de 2021, para o início do próximo ano estamos preparando um reencontro gradual com nossos alunos e associados. Junto com a EBP-Rio, estamos reinvestindo no cuidado de nossa sede de modo a que esse retorno se dê de forma segura e agradável.

Quanto aos Cursos oferecidos pelo ICP-RJ estamos organizando dois cursos de férias, A Mascarada feminina hoje, e Psicanálise com Crianças, além da grade de cursos de Textos Fundamentais e do Curso Primeiras Lições. Há também algo novo: os alunos da turma 2019, que estão concluindo o Ciclo fundamental, além da Oficina de Construção de texto com vistas à confecção dos trabalhos para a Jornada de Conclusão a se realizar em julho de 22, terão ainda a possibilidade de uma atividade nova que denominamos Em direção à Escola. Este trabalho de leitura da Proposição de 9 de Outubro de 1967 visa ser uma ponte para os alunos que concluem o curso, em relação às atividades da EBP. Localizar-se nessa passagem nem sempre é fácil. Pretendemos oferecer mais um instrumento nesta localização que se fará, certamente, de modo singular.

O início do ano letivo acontecerá em 23 de fevereiro. Para nossa aula inaugural convidamos Romildo do Rêgo Barros, Diretor Geral da Escola Brasileira de Psicanálise, que nos falará sobre O analista presente. A formulação toca, dentre outras possibilidades, a presença do analista, que Lacan apresentou como sendo uma manifestação do inconsciente.Mas não poderíamos deixar de articular essa presença como uma exigência de testemunho da subjetividade da época. A presença do analista na cena da cultura visa a sustentar aberto o lugar do inconsciente, numa sociedade que insiste em eliminá-lo. Seja pela exigência de transparência absoluta, seja por um obscurantismo programático que desloca qualquer verdade, e qualquer real, deixando os sujeitos a deriva entre os objetos de consumo. Portanto, é fundamental que repensemos o analista enquanto presença na cultura atual.

Outra atividade, esta restrita aos associados do ICP-RJ, acontecerá em 23 de abril de 2022. Será um seminário em torno da Conferencia de Lacan, “Saber, Ignorância, Verdade e Gozo” de 1971, publicada em Estou falando com as paredes (Zahar, 2011).

O lançamento do livro memórias perdidas no tempo, memórias escritas no corpo. Psicanálise e práticas da letra, produzido pelo núcleo de pesquisa Práticas da letra, também ocorrerá no início do próximo ano em data a ser divulgada brevemente.
Além disso, trabalharemos todos na construção das próximas Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP-RJ que deverão ocorrer no início de novembro de 2022. O tema ficará ainda como surpresa, mas, como sempre em nossa comunidade, buscará refletir a clínica, a epistême e a política da psicanálise, nos tempos que correm.

Esperamos que todos encontrem, em nossas atividades, o modo de pôr algo de seu, única forma de se aprender psicanálise!

Bom trabalho a todos!

Marcia Zucchi
Diretora Geral do ICP-RJ

TESOURARIA

Atravessamos mais um ano desafiador, com a dificuldade da distância e os horrores vivenciados em nosso país. Mantendo como direção a transmissão da psicanálise, através de nossos laços transferenciais, seguimos em direção ao próximo ano, com a aposta no reencontro e em tudo o que se produzirá daí.

Junto com a diretoria da EBP-Rio, estamos preparando nossa casa para recebê-los com conforto e segurança. Pretendemos fazer daquelas casas na Rua Capistrano de Abreu um espaço onde o convívio seja bem-vindo, causando desejo de saber através de novas experiências de coletivo.

Lembramos que nosso horário de funcionamento, logo após as férias de janeiro, se mantém de segunda a quinta, de 13:00 às 21:00, e sextas de 10:00 às 17:00 através do e-mail icprio@icprio.com.br e do telefone 2286-7993. Nossa querida secretária Rosane estará disponível para atendê-los.

Bom ano novo, boas férias e nos vemos em 2022!

Isabel do Rêgo Barros Duarte
Diretora de Secretaria e Tesouraria do ICP-RJ
X