CURSO FUNDAMENTAL
Turma 2017
A Significação do Falo: Sobre o falo, suas designações e desdobramentos
- Coordenação: Sandra Viola
- Horário: 19 horas
- Início: 07 de agosto
Nosso propósito neste curso é, a partir do texto A significação do falo, nos Escritos, acompanhar a formulação do conceito – feito por Lacan lendo Freud, – e seus desdobramentos.
Tanto Freud quanto Lacan trabalham este conceito por mais de um viés e sustentam as consequências advindas.
Se Freud inicia suas postulações acentuando o falo como pênis, rapidamente amplia seu entendimento, dando ao falo a noção de função, ou de símbolo.
Em seu percurso teórico e clínico, Lacan dará ao falo um estatuto de imaginário de simbólico e de real.
Recorreremos a alguns textos da AMP para abordamos o percurso lacaniano através destes três registros.
O curso será ministrado em oito aulas quinzenais.
Bibliografia:
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FREUD, S. (1909/1969) Análise de uma fobia de um menino de cinco anos. In: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, (ESB) Rio de Janeiro: Imago, volume X.
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LACAN, J. Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
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LACAN, J. (1956-57/1995) O Seminário, livro 4, A relação de objeto, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
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LACAN, J. (1972-1973/1985). O Seminário, livro 20, Mais Ainda, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Sexo e sexuação
- Coordenação: Angela Bernardes
- Horário: 19 horas
- Início: 14 de agosto
“O não há relação sexual não implica que não haja relação com o sexo”
Jacques Lacan
Para Lacan, o que “está escrito no que Freud escreve” é a impossibilidade da relação sexual. O axioma lacaniano “Não existe a relação sexual” não nega a diferença sexual. Ao contrário, situa uma dissimetria da ordem do impossível de simbolizar.
O falo, seja como significante ou como função lógica, permite a localização inconsciente de uma posição sexuada, mas não inscreve o feminino. Isso Freud já havia observado em seus escritos sobre a sexualidade feminina. Talvez os poetas pudessem nos instruir sobre esse assunto, imaginou Freud ao reconhecer um insondável.
O neologismo lacaniano “sexuação” permite situar a questão da partilha sexual a partir da relação ao gozo e não em termos de identidade sexual. Nos anos 70, Lacan começa a se servir dos quantificadores da lógica proposicional para escrever dois polos na relação do ser falante com o sexo. Pretendemos nesse curso fazer um exercício de leitura da tabela da sexuação que se encontra na aula 7 do Seminário 20: mais, ainda.
Bibliografia:
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LACAN, J. (1972-73) O seminário livro 20: mais, ainda. Rio, JZE, 1985.
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LACAN, J. (1973) “O aturdito”, Outros Escritos, Rio, JZE, 2003.
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FAPOL, Lacan XXI, Revista Fapol online, Vol 6, out. 2018.
Turma 2018
O Homem dos Lobos
- Coordenação: Stella Jimenez
- Horário: 19 horas
- Início: 07 agosto
Leitura e discussão do texto de Freud, com especial interesse no sonho, no trauma e na querela dos diagnósticos.
Bibliografia:
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FREUD, S, História de uma neurose infantil, In: Obras completas de S Freud, Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976, vol. XVII, p.19-153.
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GARDINEL, Muriel , El Hombre de los lobos por el hombre de los lobos, Buenos Aires: Ed.. Nueva Visión, 1979.
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MACK BRUNSWICK, Ruth. Suplemento a La História de uma neurose infantil . In : El hombre de los lobos por el hombre de los lobos, Buenos Aires: Ed. Nueva Visión, 1979, P. 179-221.
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LACAN, J. Resposta ao comentário de J. Hyppolite, In: Escritos. Rio de janeiro: J. Zahar ed., 1998, p. 383-402.
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LACAN, J., ( 1964 /1979) O seminário, livro 11, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1979, p. 56 e p. 71
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MILLER, J. A. (1988-89a) ”L’orientation lacanienne: L’homme aux loups” (1eira parte). La Cause Freudienne. Nouvelle Revue de Psychanalyse. Paris: Navarin, nº 72, p.79-132, 2009.
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MILLER, J.A. (1988-89b) “L’orientation lacanienne: L’homme aux loups” (2ds parte), in La Cause Freudienne. Nouvelle Revue de Psychanalyse. Paris: Navarin, n. 73, p.64-117, 2010.
Direção do Tratamento e Princípios de seu Poder
- Coordenação: Ruth Helena Pinto Cohen
- Horario: 19 horas
- Início: 14 de agosto
O presente curso versará sobre o Relatório do Colóquio de Royaumont, realizado por Lacan em 1958, que no seu primeiro ensino indica os alicerces que orientam a ruptura com algumas correntes pós-freudianas e, mais que a análise crítica dessas teorias, introduz de forma didática, os fundamentos de sua prática clínica. Seguiremos passo a passo o texto e buscaremos pinçar, nele, questões cruciais tais como: a presença do analista na direção da cura, os efeitos do ato analítico, a importância da fala do analisante, a irrupção do desejo no discurso, o fim de uma análise, o tempo lógico, dentre outras construções.
Cronograma:
- 04/08- Aula I- Quem analisa hoje?
- 28/08-Aula II- Qual o lugar da interpretação?
- 11/09-Aula III- Transferência
- 25/09 -Aula IV- Como agir com seu ser?
- 23/10-Aula V- Tomando o desejo ao pé da letra.
- 06/11-VI- Texto complementar:
- Leitura do Primeiro Seminário do livro: “A lógica na da Direção da Cura” de Jacques Alain Miller.
- 20/11-VII- Apresentação de seminário pelos alunos
- 04/12-VIII- Apresentação de seminário pelos alunos
Bibliografia
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LACAN, J. “A Direção do Tratamento e os Princípios de seu Poder”. Em: Escritos, (1958) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p. 591.
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MILLER, J-A. “Primeiro Seminário”. Em: A Lógica na Direção da Cura, Seção Minas, EBP, 1995, p.27-54.
Turma 2019
O SINTOMA
- Coordenação: Sarita Gelbert
- Horário: 19 horas
- Início: 7 de agosto
Desde as primeiras formulações da psicanálise, Freud reconheceu no Sintoma uma formação do inconsciente com dupla função: realização substitutiva do desejo recalcado e um sentido, ou um texto correspondente a esse mesmo desejo recalcado.
Lacan releu Freud e, avançando em sua conceituação, manteve a dupla função: gozo e sentido, mas foi além ao chegar à formulação de Sinthoma. Esse momento corresponde a uma virada clínica e epistêmica.
Utilizaremos para esse curso os textos de Freud, Lacan e Miller.
Bibliografia:
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FREUD, S. Conferência XVII “O Sentido dos Sintomas” in: Conferências Introdutórias, Obras Completas, Imago Ed. 1988.
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FREUD, S. Conferência XXIII “Os Caminhos da Formação dos Sintomas” in: Conferências Introdutórias, Obras Completas, Imago Ed. 1988.
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FREUD, S. “Inibição, Sintoma e Angústia” in: Obras Completas, Imago Ed. 1988.
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LACAN, J. “Conferência de Genebra sobre Sintoma” in: Opção Lacaniana, nr. 23. São Paulo: Eólia, 1998.
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MILLER, J-A. “Biologia Lacaniana e Acontecimento de Corpo” in: Opção Lacaniana, nr. 41. São Paulo: Eólia, 1998.
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MILLER, J-A. “O Seminário Sobre os Caminhos da Formação dos Sintomas” in: Opção Lacaniana, nr.60. São Paulo: Eólia, 1998.
Caso Hans
- Coordenação: Jeanne-Marie de Leers
- Horário: 19 horas
- Início: 14 de agosto
Neste curso propomos a leitura do Caso Hans, “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”, publicado por Freud em 1909. As elaborações de Lacan sobre o caso no Seminário livro 4 (1956/57) irão nos orientar neste percurso. Destacaremos os conceitos de “Desejo da Mãe”, ”Nome do Pai”, falo imaginário, falo simbólico e a questão do sintoma fóbico como suplência.
Bibliografia:
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FREUD. S. Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In: Obras Completas de Sigmund Freud (ESB), Rio de Janeiro: Imago Ed., volume X.
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LACAN, J. (1956-1957/ 1995) O Seminário livro 4: A relação de objeto. Jorge Zahar Editor
ATIVIDADE REGULAR OFERECIDA PARA AS TRÊS TURMAS DO ICP-RJ
PONTO DE ENCONTRO
- Coordenação: Maria Antunes Tavares e Mariana Pucci
Propomos, nesse novo semestre, criar um ponto de encontro a partir da leitura do texto de Lacan: A carta roubada. Iremos exercitar essa leitura juntos, passo a passo, e cada participante poderá extrair perguntas e reflexões ao longo dos encontros, fazendo existir o singular na troca coletiva e contingente desse espaço. Será uma oficina de leitura na qual buscaremos acolher e nos servir daquilo que o texto de Lacan suscita em cada um. Sejam bem-vindos!
- Encontros quinzenais, quinta-feira, às 19 horas.
- Data de início: 8 de agosto
Referência bibliográfica:
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LACAN, J. O seminário sobre “A carta roubada” In___ Escritos. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1998.