SOBRE O CONSELHO DELIBERATIVO

Assim como a Escola Brasileira de Psicanálise e suas várias Seções, o Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro é regido por duas instâncias: a Diretoria e o Conselho. No momento, os oito componentes do Conselho Deliberativo são: Ana Beatriz Freire, Andrea Vilanova, Cristina Duba, Doris Diogo, Elisa Monteiro, Gloria Maron, José Marcos Moura e Maria Inês Lamy (secretária).

Segundo os “Estatutos Sociais do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro – ICP, associado ao Instituto do Campo Freudiano”, compete ao Conselho, órgão consultivo, “fixar a orientação geral do ICP, aprovando seus regulamentos, diretrizes, política e objetivos básicos para todas as suas áreas de atuação”. Dentre suas funções, cabe definir o número e a área de abrangência dos Núcleos de Pesquisa; homologar a indicação dos responsáveis de ensino escolhidos pela Comissão de Cursos; admitir e excluir associados da entidade, sendo que, na exclusão, a decisão deve ser ratificada pela Assembleia Geral; propor alterações dos Estatutos à Assembleia Geral; fiscalizar a gestão dos diretores, examinar contas, livros e documentos, solicitando informações quando necessário.
O Conselho deve ainda receber e orientar os interessados pelo ICP. A cada ano, os membros do Conselho entrevistam os candidatos ao Ciclo Fundamental, podendo endereçá-los a esse Curso ou a outras atividades do ICP, seja o Primeiras Lições ou algum Núcleo de Pesquisa. Além disso, ao longo do ano, o Conselho acolhe as pessoas interessadas no ICP/RJ, esclarece sobre os diferentes trabalhos e os encaminha para alguma atividade.

A Diretoria e o Conselho do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro têm tido um trabalho rico em conjunção e disjunção. Sempre a partir de discussões proveitosas, as duas instâncias unem-se para atividades em conjunto, ou divergem quando necessário, referendando e balizando assim uma e outra.

Maria Inês Lamy
Secretária do Conselho do ICP-RJ
CONSELHO DELIBERATIVO
  • Ana Beatriz Freire
  • Andrea Vilanova
  • Cristina Duba
  • Doris Diogo
  • Elisa Monteiro
  • Gloria Maron
  • Maria Inês Lamy (secretária)
  • José Marcos Moura
X