PSICANÁLISE E MEDICINA
- Coordenação: Andrea Vilanova e Vinícius Darriba
- Periodicidade e horário: Primeira e terceira terças-feiras do mês, às 20h30
- Início: 05 de março de 2024
Do trabalho realizado ao longo do último semestre, extraímos três significantes – dor, urgência e tempo, enlaçados pelo corpo – como tema central do Núcleo, a partir da perspectiva do en corps lacaniano, dos efeitos de incorporação do significante no corpo. Como tempo e corpo entram no tratamento abrindo novas dimensões nas situações limites de dor e adoecimento orgânico? Como pensarmos a autorização do analista e o consentimento do sujeito, diante das situações de urgência? São algumas das questões de que seguiremos nos ocupando.
A partir do registro de experiências recolhidas da prática nas instituições, onde circulam múltiplos discursos, dentro de um escopo de equipe multiprofissional, nos interrogamos sobre o valor de ato produzido a partir de intervenções dentro de um tempo circunscrito, breve e às vezes em um único encontro. “É preciso fazer o sofrimento dizer”, surgiu na fala de um de nossos colegas, indicando que, na dimensão do gozo, as intervenções do analista podem atestar a presença do falasser, do falante no corpo.
Propomos relançar o trabalho a partir dessa tríade: dor, urgência e tempo, aprofundando nossas discussões acerca do corpo, o en corps lacaniano que segue nos interrogando e nos colocando a trabalho.
De modo transversal, a investigação acerca do lugar do caso na pesquisa desenvolvida no ICP também se constitui como eixo de interesse entre nós. O método que vimos empreendendo para escrita e leitura dos casos propostos pelos participantes nos coloca frente aos efeitos de retorno sobre a elaboração do caso e sobre o próprio analista. Uma questão permanece: como o trabalho em torno dos casos não se reduz a uma espécie de supervisão? É a transferência de trabalho, a partir da Orientação Lacaniana, que nos coletiviza ao mesmo tempo em que disso se soletra o ponto de enganche para cada um de nós, o que vai em direção à Escola, à formação de cada um.