PSICANÁLISE E MEDICINA
- Coordenação: Andrea Vilanova e Vinicius Darriba.
- Periodicidade e horário: Primeira e terceira terças-feiras do mês, às 20:30.
- Início: 18 de fevereiro de 2025.
- Formato: híbrido.
As atividades do Núcleo de Psicanálise e Medicina se dão a partir do trabalho com material clínico trazido por seus próprios participantes, em decorrência de seus trabalhos em hospitais, consultórios, no âmbito da saúde mental etc. Nesse campo diverso, vemo-nos atravessados pelo tensionamento das questões concernentes ao par psicanálise e medicina, em uma perspectiva de junção e disjunção.
A partir dos registros recolhidos nesse campo de práticas tão diverso, onde circulam múltiplos discursos, podemos verificar a cada vez como a dimensão do gozo pode atestar a presença do falasser, do falante no corpo. E como daí se extraem os efeitos de presença da função-analista, em cada caso.
A teorização dos discursos, tal como proposta por Lacan no seminário O avesso da psicanálise, coloca-se como orientação para nossa investigação no próximo semestre, considerando que “o eixo da subversão analitica é o gozo como tal. Qual é a situação do gozo em nosso mundo?”, pergunta Laurent (1992), uma questão a ser renovada no trabalho do núcleo.