Sexualidade e Sexuação no Contemporâneo

Núcleo de Pesquisa sobre Sexualidade e Sexuação no Contemporâneo

  • Coordenação: Marcia Zucchi e Maria Corrêa de Oliveira
  • Periodicidade e horário: Sextas-feiras (quinzenalmente) – 13:00-14:30 – Formato on-line
  • Início: 01 de agosto de 2025
  • Datas: 01/08, 15/08, 29/08, 12/09, 26/09, 10/10, 24/10, 21/11 e 05/12

No 2º semestre de 2025 seguiremos com a proposta de investigação em torno da sexualidade e da sexuação e suas vicissitudes presentes na clínica psicanalítica contemporânea, em andamento nesta Unidade.

Como já dito em nossa proposta inicial, um percurso que se inicia com os textos de Freud e de Lacan e que ganha vivacidade e atualidade com o respaldo da Orientação Lacaniana de Jacques-Alain Miller e de outros colegas do Campo Freudiano que já vêm pesquisando essa temática.

A aposta dessa pesquisa é de encontrarmos instrumentos conceituais que possam servir ao manejo clínico permitindo-nos estar à altura da subjetividade dos nossos dias.

Uma vez que o binário homem-mulher já não se apresenta como uma repartição tão precisa, nossa Unidade se debruça sobre as crescentes desordens da vida sexual, de certo modo, algo bastante original da própria psicanálise.

Pretendemos seguir na forma de uma pesquisa acompanhando os impasses e as soluções que cada falasser apresenta frente às questões libidinais e de gozo, especialmente quando suas soluções singulares apresentam desafios à posição do analista.

Nosso plano de pesquisa contempla a presença das soluções singulares do falasser para uma discordância entre o corpo biológico e o gênero, mas também acompanhar quando as ficções apresentadas parecem estar mais próximas de um discurso da política de gênero, no campo das identificações, quando o significante trans parece comparecer de modo prêt-à-porter, emprestado da civilização e pronto para ser vestido.

Operações de nominações? Capturas por discursos? E os impasses do amor, quais são os sintomas que recolhemos do enlace no campo amoroso com a sexualidade e a sexuação?

Essas e outras muitas questões seguirão em nossa jornada de pesquisa.

A proposta de trabalho consiste em encontros on-line, com a participação dos interessados nessa discussão, mas, sobretudo, no debate em torno de casos clínicos e textos teóricos dos participantes, de convidados e com recortes extraídos das obras de ficção.

Os interessados podem entrar em contato conosco pelos e-mails: marciazucchi@hotmail.com e mariacorrea@uol.com.br

X