CURUMIM – A CRIANÇA NO DISCURSO ANALÍTICO
- Coordenação: Maria Antunes Tavares e Anna Luiza Almeida
- Periodicidade e horário: Terças-feiras do mês (2as e 4as) – 20:45 – Formato híbrido
- Início: 12 de agosto de 2025
No primeiro semestre deste ano, nossa pesquisa tratou de articular os conceitos de sintoma, ficção e fantasma.
Discutimos como na clínica com a criança podemos ler a questão do impacto da materialidade do significante e as consequências do gozo do significante no corpo.
Propomos para o próximo semestre afinar mais um pouco o nosso fio ou traço de pesquisa, que será “ficção e fantasma: a criança como objeto do outro, a criança e seus objetos”.
Nas discussões de trabalho da pesquisa, Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros propôs uma pergunta que nos orienta: “qual tratamento do gozo o sintoma permite para não ficar reduzido ao corpo?”. Para esta investigação, seguiremos com o texto de Miller, “Ler um sintoma”.
Seguiremos, então, para os textos de Lacan: “Alocução sobre as psicoses da criança” e “Nota sobre a criança”, para poder trabalhar a dimensão da criança como sintoma do casal parental, mas também a dimensão do conceito do objeto a para a clínica com a criança.