APRESENTAÇÃO DA DIRETORIA (2025-2027)
No dia 30 de maio de 2025, a nova Diretoria assumiu com entusiasmo e alegria a função que realizará durante o período de 2025-2027.
Lembremos que o ICP-RJ é filiado ao Instituto do Campo Freudiano e associado à Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Ele visa promover o estudo, a pesquisa e a difusão da psicanálise em conexão com outros saberes, a partir da descoberta freudiana, retomada por Lacan seguindo a Orientação Lacaniana promovida por J.-A. Miller. Sua filiação e a relação com a Escola são dois aspectos importantes que o distinguem de outras iniciativas que existem atualmente.
A Diretoria está composta por: Maria Silvia G. F. Hanna (Diretora-geral), Maria Corrêa de Oliveira (Diretora de Secretaria e Tesouraria), Angelica Bastos (Coordenação de Ensino), Cristina Duba (Coordenação de Núcleos de Pesquisa) e Ana Beatriz Zimmermann (Coordenação de Mídias e Publicações).
Estamos animadas construindo o encaminhamento de nosso trabalho. Este vai trazer uma continuidade da diretoria anterior por um lado e por outro, a inclusão de novas propostas e outras que serão atualizadas. Tudo isso será implementado aos poucos, sempre guiadas pela vocação presente nos Institutos do Campo Freudiano, que é: ser o aguilhão da escola. O aguilhão é aquele instrumento que no sentido figurado “tira da quietude, da acomodação e incita a agir, a se movimentar”.
Desde já estamos abertas a ouvir ideias e contamos com todos vocês para realizar a tarefa que nos cabe, seja como professores, como âncoras, como orientadores, como coordenadores de Núcleos, como participantes das Comissões, entre outros. Acolheremos talentos, o trabalho intelectual, promoveremos a pesquisa e o estudo da psicanálise. A pesquisa e o estudo serão orientados por um aprender a ler, a ler a letra. Sua operação se insere na brecha que há entre o ensinar e o apreender na qual pode vir a emergir algo aleatório, do contingente, que podemos denominar como efeitos de formação. As leituras dos textos de psicanálise, realizadas nos cursos e nos Núcleos, estarão animadas pelo desejo de ensinar, que por sua vez está impregnado daquilo que surge no percurso de uma análise: o desejo do analista.
Para realizar este trabalho, a Diretoria se compromete a manter um diálogo permanente com o Conselho para, juntos, enfrentarem as dificuldades que forem surgindo.
Continuaremos implementando e apoiando a Clínica do Instituto chamada Centro de Consulta do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro, coordenada por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Paula Borsoi.
Composição das Comissões
- De Ensino: Ana Beatriz Freire, Ana Lúcia Garcia, Angelica Bastos (Coordenadora), Maria Inês Lamy e Vinicius Darriba.
- De Secretaria e Tesouraria: Adriana de la Pena, Andrea di Pietro e Maria Corrêa de Oliveira (Diretora).
- De Mídias e Publicações: Ana Beatriz Zimmermann (Coordenadora), Andrea Vilanova, Bruna Borges de Araújo Bulhões, Bruna Musacchio Guaraná, Heloisa Shimabukuro, Luiza Griman e Maria Cristina Antonio Jeronimo.
- De Núcleos de Pesquisa: Christiane Zeitoune, Cristina Duba (Coordenadora), Debora Moura, Elena Lerner, Wagner Erlange, Sandra Landim e Sabrina Machado.
Maria Silvia Garcia Fernandez Hanna
Diretora-geral do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro (ICP-RJ)