O CIEN-RJ

O Cien é uma instância do Campo Freudiano que reúne profissionais interessados na pesquisa e no trabalho interdisciplinar com crianças e adolescentes, apostando na conversação como dispositivo principal para o trabalho. Ao retomar a definição do projeto Cien, Éric Laurent nos orienta que é preciso “estudar, recolher informações, pesquisar, historicizar as novas situações da criança no discurso, nos discursos, ou seja, nos dispositivos simbólicos que se ocupam dela”.[1] Seguimos nossa aposta nesses espaços, recolhendo os sonhos e as fantasias trazidas pelas crianças.

Nesse primeiro semestre de 2025, inauguramos o ano com uma conversação sobre a minissérie Adolescência. O tema suscitou reflexões importantes a respeito da nossa cena contemporânea cotidiana e os impasses relativos a esse período da vida, a adolescência, “a mais delicada das transições”. Como vem se dando a vida das crianças e dos adolescentes em sua construção subjetiva e que lugar de referência os adultos e as instituições precisam ocupar para lidar com esse novo mundo que a todo instante se atualiza?

No mês de maio, tivemos a conversação a partir do artigo “O bebê Reborn e a Falsolatria: um sintoma presente é um presságio do futuro”, de Jean Wyllys. Ficamos com boas questões e a vontade de continuar nos debruçando sobre os fenômenos atuais e as mudanças subjetivas na contemporaneidade. Uma aposta é refletir sobre como a psicanálise pode contribuir para uma leitura desses fenômenos sociais sustentando o mal-estar decorrente das relações humanas e da civilização, sem anular a alteridade e as diferenças.

No segundo semestre de 2025, o trabalho continuará em torno dos pontos surgidos no cotidiano dos Laboratórios e das questões que interrogam esta prática em interlocução com o texto do argumento da III Conversão CIEN – CEREDA – Imagens que dão medo – Redes do Campo Freudiano da Infância – América, que segue abaixo.

Link: https://enapol.com/xii/redes-tal/cien-cereda/cien-cereda/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAadR2d-tQGXO-r9SUzaZXwWPcDAdxoqKI0JRoiSpQw9XBSg4KzB5zzU9QNJpOQ_aem_ThQxTeIwLSw8kPfU04pjKg

Na cidade do Rio de Janeiro, integram o Cien, os seguintes Laboratórios:

  • Pipa-voada
  • A criança entre a mulher e a mãe
  • Fala Escola!

Além da prática dos Laboratórios, temos a atividade do Cine Cien, uma proposta de conversação com a sétima arte, a psicanálise e outras disciplinas.

Convidamos a todos que tenham interesse na prática interdisciplinar com crianças e adolescentes a participarem de nossos encontros mensais, que acontecem na primeira terça-feira de cada mês, às 20:30. Caso tenha interesse em participar, envie um e-mail para: cienrio2007@gmail.com

Esperamos por vocês!

Mirta Fernandes
Sandra Landim
Coordenação Cien-Rio 

Vilma Dias
Coordenadora Cine Cien-Rio


[1] LAURENT, É. Trauma, solidão e laço na infância e na adolescência: experiências do Cien no Brasil. BROWN, Nohemí; MACÊDO, Lucíola; LYRA, Rodrigo. (Orgs.). Belo Horizonte: EBP Editora, 2017. p. 37.
X