O CIEN-RJ
O Cien é uma instância do Campo Freudiano que visa acolher profissionais interessados na pesquisa e no trabalho interdisciplinar com crianças e adolescentes, apostando na conversação como dispositivo principal para o trabalho. Ao retomar a definição do projeto CIEN, Éric Laurent nos orienta que é preciso “estudar, recolher informações, pesquisar, historicizar as novas situações da criança no discurso, nos discursos, ou seja, nos dispositivos simbólicos que se ocupam dela”[1]. Seguimos nossa aposta recolhendo a enunciação, no dizer que surpreende e que favorece a invenção.
Neste ano de 2025 o trabalho continuará em torno dos pontos surgidos no cotidiano dos Laboratórios e das questões que interrogam esta prática e o texto de orientação para o trabalho entre as redes do Campo Freudiano, “Sonhos e fantasmas na criança” – Daniel Roy, que segue abaixo.
https://www.revistarayuela.com/pt/010/template.php?file=notas/suenos-y-fantasmas-en-el-nino.html
Com relação à particularidade da prática da conversação, anexamos textos que também nos orientam.
https://ciendigital.com.br/wp-content/uploads/2018/11/CIEN-Digital02.pdf
https://ciendigital.com.br/index.php/2023/03/05/a-originalidade-da-interdisciplinaridade-do-cien/
Na cidade do Rio de Janeiro, integram o Cien, os seguintes laboratórios:
- – Pipa-voada
- – A criança entre a mulher e a mãe
- – Fala Escola!
Além da prática dos laboratórios, temos a atividade do Cine Cien, uma proposta de conversação com a sétima arte, a psicanálise e outras disciplinas.
Convidamos a todos que têm interesse na prática interdisciplinar com crianças e adolescentes a participarem de nossos encontros mensais, que acontecem na primeira terça-feira de cada mês, às 20h30. Caso tenha interesse em participar, envie um e-mail para cienrj2007@gmail.com
Esperamos por vocês!
Horário: 20h30
Datas previstas das reuniões dos laboratórios do Cien Rio:
- 18 de março
- 01 de abril
- 06 de maio
- 03 de junho
- 01 de julho
Coordenação CIEN-Rio: Mirta Fernandes e Sandra Landim
CINE CIEN: Vilma Dias