Proposta para criação de uma clínica no ICP

Centro de Consultas do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro – CCICP-RJ

Por que uma clínica no Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro (ICP-RJ)?

O trabalho clínico, epistêmico e político do ICP-RJ no ensino da psicanálise se apoia em sua vocação de pesquisa e transmissão. A proposta de uma clínica do ICP, que vem sendo elaborada desde 2017, visa articular essas três dimensões, oferecendo aos associados e alunos do Instituto um espaço de atendimento e discussão. Tal espaço permitirá desenvolver a pesquisa teórico-clínica e através dela fazer laços com os profissionais e as instituições na cidade, que com seus variados projetos, se deparam com as questões, os impasses e as invenções necessárias para acolher o sofrimento psíquico.

Com a chegada da pandemia em 2020 o trabalho preparatório para a realização desse projeto foi interrompido e retomado em 2023. Nesse trabalho preparatório foi possível definir nossa modalidade de oferta de atendimentos inspirada pelo trabalho dos CPCTs (Centro Psicanalítico de Consulta e Tratamento) que, no âmbito do Campo Freudiano, ao qual pertence o ICP, fizeram a experiência de atendimentos gratuitos e de tempo limitado. Tal como naquele dispositivo, os atendimentos no CCICP-RJ se dirigirão aos que desejarem e puderem se beneficiar e tirar consequência desse tipo de atendimento.

Um encontro com Jacques-Alain Miller foi importante na construção do nosso projeto, que contou com sua orientação e com seu apoio e sua aposta. Esse tempo de trabalho preparatório foi decisivo para interrogarmos como operar com o tempo limitado, a partir do efeito do encontro com um psicanalista. Também nos debruçamos sobre a leitura que a psicanálise oferece da angústia, dos impasses, dos sintomas que podem se cristalizar, deixando os sujeitos muitas vezes sem saída para retomar seu élan vital.

Funcionamento inicial

Iniciaremos nosso funcionamento na rua Miguel Lemos, número 41, sala 710, Copacabana, com os analistas membros da EBP e associados do ICP que investiram nesse trabalho preparatório e se dispõem a fazer as consultas iniciais, os atendimentos e também a supervisão. O trabalho de discussão clínica e de pesquisa, a partir desses atendimentos será feito nas reuniões mensais, das quais todos devem participar.

Os alunos do ICP que tiverem feito uma trajetória em seus cursos e em seus núcleos de pesquisa poderão se engajar nesse projeto. A proposta dessa clínica está apoiada não na oferta de um local de prática para os alunos, mas na ampliação de um campo de investigação clínica para os analistas praticantes e os analisantes, que têm sua formação ligada à Escola Brasileira de Psicanálise.

Nosso trabalho de pesquisa deverá ser transmitido com regularidade ao Instituto e à Escola e contribuir para a presença deles na cidade.

Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros
Marcia Zucchi
Paula Borsoi

No dia 25 de julho às 16:30 faremos uma apresentação
do projeto do CCICP-RJ na Seção Rio.

 

X