Curso Primeiras Lições

CURSO PRIMEIRAS LIÇÕES

Identidade e identificação

  • Coordenação: Anna Luiza Almeida e Marcia Zucchi
  • Horário: Quartas-feiras (quinzenalmente) – 17:30-19:00
  • Datas: 20/08, 03/09, 17/09, 01/10, 15/10 e 29/10

Neste curso, nos propomos a abordar o conceito de identificação e sua relação com a noção de identidade. Partiremos, com Freud, dos três modos de identificação: por incorporação, a mais primitiva; a identificação a um Ideal; e a identificação por contágio. Veremos, em seguida, como Lacan reordena essas identificações, a partir da lógica significante. Destacando o processo de identificação presente nos grupos, buscaremos ver como a identidade pode ser daí deduzida, para melhor considerarmos as atuais “reivindicações por uma identidade”. Nesse percurso, trabalharemos a diferença entre identificação e escolha de objeto, visando compreender a estruturação de certos grupamentos por identificação (de traço e de gozo), bem como possíveis funções subjetivas e sociais desses modos de identificação.

Referências bibliográficas básicas:
BROUSSE, M. H. As identidades, uma política, A identificação, um processo, E a identidade, um sintoma (2019). Em: Mulheres e discursos. Coleção Opção Lacaniana 15.
FREUD, S. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise (1933 [1932]), Conferência XXXI. Em: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. v. 22.
LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu (1949). Em: Escritos.
VIEIRA, M. A. O que se cristaliza em uma identidade. Em: Latusa, n. 26 Binarismo em crise, gênero e sexo nos tempos que correm.
X