Psicanálise com crianças

  • Professoras: Maria Antunes e Anna Luiza Almeida
  • Datas: 12, 19 e 26 de janeiro de 2022
  • Informações e inscrições: Enviar um email para esse endereço: icpcursoverao@gmail.com
  • Valor do Cursos: R$80,00.
  • Vagas Limitadas.
  • Obs. Os alunos do Ciclo Fundamental são isentos do pagamento, mas precisam enviar um email para realizar sua inscrição.

Proposta do curso:

Propomos nos debruçar sobre o que Lacan trouxe como conceitos fundamentais sobre a família e a criança para orientar a clínica psicanalítica com crianças.

Em outubro de 1969, Lacan escreve para Jenny Aubry, a primeira mulher a ocupar o cargo de direção de um serviço de psiquiatria infantil em Paris. Ela quer saber como Lacan pensa o trabalho com a criança e a família.

Lacan lhe responde em um pequeno escrito intitulado “Nota sobre a criança”, onde estão os conceitos que vão dar uma nova direção para a análise com crianças e sua articulação com a família.
Propomos ir passo a passo, localizando os conceitos e os giros teóricos que Lacan traz nessa nota e no texto anterior a ela, chamado “Alocução sobre as psicoses da criança”, onde ele formaliza o que é uma família, e como o sintoma da criança responde ao que se transmite de irredutível desta família.

50 anos depois, nos perguntamos como podemos ler esses dois textos? Lacan já parte da constatação de uma queda do simbólico diante da subida do capitalismo e as consequências disso na constituição da família e sua transmissão.

Hoje em que pé estamos? Como podemos ler o sintoma da criança e sua articulação com as novas configurações de família em sua época?


Referências bibliográficas:
Lacan, Jacques [1967]. “Alocução sobre as psicoses da Criança”. Em: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar.
Lacan, Jacques [1969]. “Nota sobre a criança”. Em: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar.
Laurent, E. “Uma lectura de ‘Nota sobre el niño’”. Em: El niño y su família. Buenos Aires: Colección Diva, 2018.
X