Sexualidade e Sexuação no Contemporâneo
- Coordenação: Marcia Zucchi e Maria Corrêa de Oliveira
- Periodicidade e horário: sextas-feiras, quinzenalmente, às 13h00
- Início: 14 de agosto de 2026
- Datas: 14/08, 28/08, 11/09, 9/10, 23/10, 6/11, 4/12
- Formato: on-line
No segundo semestre de 2026, seguiremos investigando as soluções singulares de cada falasser diante do real do sexo.
A aposta dessa pesquisa é de encontrarmos instrumentos conceituais que possam servir ao manejo clínico, permitindo-nos estar à altura da subjetividade dos nossos dias. Visamos abordar as soluções que se apresentam quando o binário homem-mulher é posto em causa, seja através de soluções trans, ou de outras soluções que revelam impasses na construção de um sintoma.
Nessa perspectiva, os impasses face ao viril e ao feminino seguem sendo nossos objetos de estudo.
Nos serviremos do material clínico dos colegas, bem como da bibliografia disponível do Campo Freudiano.
Os interessados podem entrar em contato pelos e-mails:
marciazucchi@hotmail.com e mariacorrea@uol.com.br
Referências bibliográficas:
Ansermet, F. Eleger o próprio sexo. Opção Lacaniana Online, Nova Série, ano 9, n. 25 e 26, mar./jul. 2018.
Fajnwaks, F. Erosão do binarismo e ascensão do fluido. Em: Despatologizar o sujeito trans e outros ensaios lacanianos. Belo Horizonte: Scriptum, 2023.
Fajnwaks, F. Lacan e as teorias queer: mal-entendidos e desconhecimentos. Em: Despatologizar o sujeito trans e outros ensaios lacanianos. Belo Horizonte: Scriptum, 2023.
Vieira, M. A. “A anatomia e seus destinos”.
